Morre aos 93 anos, José Maria Marin, ex-presidente da CBF
Ex-gestor passou mal e foi socorrido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não resistiu

Foto: Arquivo/Agência Brasil/Tomaz Silva
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, morreu, na madrugada deste domingo (20), aos 93 anos, em São Paulo, após passar mal e ser levado a uma unidade hospitalar na capital.
Segundo informações, o ex-dirigente passou mal na própria residência, no sábado (19), também localizada na capital paulista e foi levado ao Hospital Sírio-Libanês. Ele não resistiu e teve o óbito confirmada às 3h30 da manhã deste domingo.
O quadro de saúde de Marin já estava bastante fragilizado. No fim de 2023, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e precisou ser internado. Desde então, o estado de saúde dele era considerado delicado e, inclusive, recebia cuidados médicos constantes.
O velório dele está marcado para este domingo, entre 13h e 16h, na Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Carreira e polêmica
O ex-gestor já chegou a dirigir a Federação Paulista de Futebol entre os anos de 1982 e 1988. Além de assumir outros cargos na carreira, como: Advogado, Governador, Vereador e Deputado Estadual por São Paulo durante as décadas de 1960 e 1980.
Ele esteve à frente da CBF entre 2012 e 2015, ao assumir o cargo após renúncia de Ricardo Teixeira. A gestão foi envolta em polêmicas, principalmente por investigações de corrupção que resultaram na prisão dele, em 2015, após o escândalo chamado "Fifagate".
No mesmo ano ele ainda foi preso na Suíça com outros dirigentes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), sob acusação de lavagem de dinheiro e outros crimes.