Morre Áureo Ameno, ícone do rádio no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Jornalista estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, e morreu no sábado (11)

Por Da Redação
Às

Morre Áureo Ameno, ícone do rádio no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Foto: Reprodução

O jornalista e radialista Áureo Ameno morreu no sábado (11), aos 92 anos, no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações de uma condição renal. A morte do mineiro foi confirmada por familiares, ainda na noite do sábado.

Áureo de Souza Ameno foi um dos mais influentes e longevos radialistas do Rio de Janeiro, com uma carreira de mais de seis décadas, foi consagrado como uma voz emblemática, especialmente no jornalismo e no esporte.

A carreira na comunicação começou em 1954, no Rio de Janeiro, com uma cobertura improvisada por telefone sobre a morte do ex-presidente Getúlio Vargas, o que chamou a atenção da Rádio Globo.

Logo após, foi contratado pela Rádio Globo em 1955 e permaneceu na emissora por 44 anos, onde, inclusive, chefiou o jornalismo na emissora. Parte do mérito da emissora de ter alcançado e mantido a liderança de audiência por décadas, é atribuído ao radialista.


Atuação Internacional

O jornalista já foi redator do memorável programa noticioso "Repórter Esso" entre 1961 e 1966. Já atuou na BBC de Londres e foi redator da agência americana United Press.

Além disso, também trabalhou na Agência Nacional e foi responsável por mudanças no tradicional programa radiofônico federal "A Voz do Brasil".


Representação no rádio esportivo e paixão pelo Vasco

Áureo também ganhou bastante destaque pela atuação no rádio esportivo, onde foi consagrado um comentarista de destaque. Após longa passagem pela Rádio Globo, trabalhou nas equipes esportivas de outras emissoras de destaque, como a Rádio Tupi e a Rádio Transamérica, onde permaneceu até 2015.

Devido à longa atuação no jornalismo e a paixão pelo Vasco da Gama, recebeu a alcunha de "Talento em Preto e Branco". Ameno, inclusive, foi vereador e ficou marcado por ser o autor do projeto de lei aprovado para a criação do bairro Vasco da Gama, desmembrado de São Cristóvão, no entorno do estádio de São Januário.

Após a notícia da morte do radialista, o clube carioca lamentou a fatalidade e homenageou Áureo Ameno. Confira homenagem divulgada pelo Vasco na íntegra:

Vasco da Gama presta homenagem à Áureo Ameno | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário