Morre Mestre Marquinho PQD, parceiro musical de Jorge Aragão e Arlindo Cruz

Ao longo de sua trajetória profissional, ele compôs mais de 400 canções, muitas delas em parceria com Arlindo Cruz

Por FolhaPress
Às

Morre Mestre Marquinho PQD, parceiro musical de Jorge Aragão e Arlindo Cruz

Foto: Reprodução/TV Globo

Morreu nesta segunda-feira (29) o sambista Mestre Marquinho PQD, figura histórica do Cacique de Ramos e compositor de canções que ganharam vida na voz de artistas como Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão. A morte do músico, que tinha 66 anos, foi confirmada em seu perfil oficial no Instagram.

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso Mestre Marquinho PQD, ocorrido na manhã desta segunda-feira após alguns dias de internação", diz a nota. "Mestre Marquinho nos deixa um legado de vida, samba e muito axé, que permanecerá para sempre em nossos corações e na cultura popular."

Ao longo de sua trajetória profissional, ele compôs mais de 400 canções, muitas delas em parceria com Arlindo Cruz. É o caso de "Deixa Clarear", composta com Arlindo e Sombrinha. Essa música deu nome ao disco que Zeca Pagodinho lançou em 1996, trabalho no qual o sambista interpreta a canção.

Outra composição famosa é "Meu Amor É um Vício", criada em parceria com o sambista Jorge Aragão. A canção foi regravada em 2001 pelo Grupo Revelação no disco "Nosso Samba Virou Religião".

Um de seus trabalhos mais célebres também é a música "Fases do Amor", interpretada pelo grupo Fundo de Quintal, em 1983. Suas composições também foram gravadas por artistas como Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra e Almir Guineto.

A escola de samba Império Serrano lamentou a morte do artista. "Marquinho esteve inúmeras vezes em nossa quadra, levando seu talento, sua alegria e sua voz marcante ao nosso povo. Foi também parceiro em diversas obras inesquecíveis, dividindo composições com o nosso ídolo Arlindo Cruz, fortalecendo ainda mais a história da música e do samba", escreveu a escola de samba em sua página nas redes sociais. "Marquinho PQD deixa saudade e um legado eterno de samba, poesia e amizade."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário