Morre o médico e cientista Elsimar Coutinho, aos 90 anos

Ele estava internado em um hospital de São Paulo

Por Da Redação
Às

Morre o médico e cientista Elsimar Coutinho, aos 90 anos

Foto: Reprodução/G1/Redes Sociais

O médico e cientista baiano Elsimar Coutinho, morreu aos 90 anos nesta segunda-feira (17), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 30 de julho, com quadro de SRAG insuficiência respiratória aguda. Ele foi transferido para a unidade de saúde após ficar internado no Hospital Aliança, em Salvador.

Biografia

Referência no campo da reprodução humana. Elsimar nasceu em 18 de maio de 1930 em Pojuca, região metropolitana de Salvador. Após se mudar para a capital baiana, se formou em farmácia e depois em medicina pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). 

Em seguida, fez uma pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, nos Estados Unidos. Retornando dos Estados Unidos, passou a dirigir as Pesquisas Clínicas da Maternidade Escola da UFBA, que se tornou, sob a direção dele, o primeiro centro de referência para estudos e pesquisas na área da Reprodução Humana da  OMS (Organização Mundial da Saúde) no Brasil.

Elsimar então, se tornou um dos pesquisadores mais aclamados, por desenvolver pílulas anticoncepcionais, tratamentos hormonais, além de ser um dos maiores defensores mundiais do controle da natalidade, com o planejamento familiar. 

Ele deixa quatro filhos e oito netos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.