Morre Preta Gil, aos 50 anos
Cantora estava em tratamento nos Estados Unidos

Foto: Reprodução/Instagram
A cantora Preta Gil morreu, neste domingo (20), aos 50 anos, vítima de câncer. Ela estava em tratamento experimental nos Estados Unidos desde maio deste ano. Os detalhes sobre o velório e um posicionamento oficial da família ainda serão divulgados, conforme informou a assessoria oficial da cantora ao O Globo.
LUTA CONTRA O CÂNCER
Foto: Reprodução
Preta Gil foi diagnosticada com câncer no reto em janeiro de 2023, mesmo mês em que iniciou a quimioterapia. No procedimento, foi operado o tumor e retirado o útero. Em dezembro do mesmo ano, a cantora anunciou o fim do tratamento.
No entanto, em agosto de 2024, a carioca revelou que o câncer voltou em seis novos locais do corpo: quatro em uma membrana que cobre o aparelho digestivo, o peritônio, e duas no sistema linfático. Todos foram removidos na cirurgia entre os dias 19 e 20 de dezembro.
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Preta também contou sobre a possibilidade de passar por um tratamento experimental contra o câncer nos Estados Unidos, em abril deste ano.
BIOGRAFIA
Foto: Reprodução/Instagram
Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no dia 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Além de cantora, ela é atriz, apresentadora, empresária e fundadora e sócia-diretora da Music2Mynd. Filha do músico Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, a carioca tem como segundo nome "Maria" por conta de uma condição imposta pelo tabelião do cartório para registrá-la como "Preta".
O primeiro casamento de Preta foi com o ator Otávio Müller. Com dois anos de relação, teve o único filho em 1995. Já o segundo matrimônio durou quatro anos com o mergulhador Carlos Henrique Lima. Depois, já namorou os atores Caio Blat, Paulo Vilhena e do apresentador Marcos Mion. A carioca se declarava abertamente bissexual e pansexual, além de ser defensora dos direitos LGBT.
O primeiro álbum de estúdio da sobrinha do cantor Caetano Veloso foi lançado em 2003, intitulado Prêt-à Porter. Um fato curioso sobre o disco foram as fotos nuas que Maria tirou para a capa e o encarte do CD. Já em setembro de 2005, foi lançado o segundo álbum de estúdio, intitulado Preta. Seu último álbum de estúdio foi lançado em outubro de 2017, intitulado Todas as Cores.