Morte do Papa Francisco, fraude do INSS e prisão de Collor; confira a retrospectiva de abril
Confira os principais fatos do mês em 2025

Foto: Farol da Bahia
O ano de 2025 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais com diversas mortes, prêmios para produções audiovisuais brasileiras e avanços na ciência.
Confira os principais fatos de abril:
Mundo
Papa Francisco morre aos 88 anos
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica e primeiro pontífice latino-americano, morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos. Segundo o Vaticano, ele faleceu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi eleito em 2013, tornando-se o 266º Papa da história e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões e sofreu complicações de um quadro respiratório, após ter ficado internado por 38 dias.
.jpg)
Foto: Reprodução/Vatican News
Trump anuncia 10% de taxação para produtos brasileiros
Em abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma taxa de 10% sobre produtos importados do Brasil. A medida integrou o tarifaço imposto pelo gestor a diversos países, no que chamou de “Dia da Libertação”.
Também foi em abril que a guerra tarifária entre os EUA e a China chegou ao seu auge. Após diversos aumentos nas taxas de importações, as tarifas impostas por Trump chegaram a 145%, enquanto as impostas em retaliação pela China alcançaram 125%.
Desabamento em boate deixa 231 mortos na República Dominicana
O teto da boate Jet Set, localizada em Santo Domingo, na República Dominicana, desabou, deixando 231 vítimas, incluindo o cantor Rubby Pérez, que se apresentava no momento do colapso, a governadora de Montecristi, Nelsy Cruz, e os ex-jogadores de beisebol Octavio Dotel e Tony Enrique Blanco Cabrera.
A discoteca Jet Set era um dos estabelecimentos mais tradicionais da capital dominicana. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que parte da estrutura cede.
Brasil
Fraude do INSS
Em abril, foi amplamente repercutido o escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando uma operação em conjunto entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) passou a investigar um esquema de fraudes que desviou cerca de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas, entre os anos de 2019 e 2024.
Segundo a PF, as investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades feitos por entidades sobre os benefícios previdenciários concedidos pelo INSS. Com isso, o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função.
.jpg)
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Moraes determina prisão de Fernando Collor
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. A decisão foi tomada após Moraes rejeitar um recurso contra a condenação a 8 anos e 10 meses de reclusão em um desdobramento da Lava Jato. O ministro determinou o cumprimento imediato da pena.
PF indicia ex-assessor de Moraes
A Polícia Federal (PF) indiciou, em abril, o ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro por violação de sigilo funcional com dano à administração pública.
Segundo a PF, Tagliaferro "praticou, de forma consciente e voluntária", a violação do sigilo funcional enquanto ocupava função de confiança na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no TSE.
Mais tarde, em novembro, o STF tornou Tagliaferro réu pelos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação penal.O ex-assessor, que possui dupla cidadania, fugiu para a Itália, e tem um pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
Congresso aprova Lei da Reciprocidade
O Congresso Nacional aprovou o projeto que cria a Lei da Reciprocidade Econômica, que permite ao governo brasileiro responder com sanções comerciais a países ou blocos que impuserem barreiras comerciais a produtos nacionais. A medida foi apontada como uma tentativa de responder ao tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Jovens morrem após serem atropeladas na Grande São Paulo
Duas jovens de 18 anos morreram após serem atropeladas na Avenida Goiás, em São Caetano, na região metropolitana de São Paulo. As amigas Isabela e Isabelli atravessavam na faixa de pedestre quando foram atingidas por um carro em alta velocidade. Com o impacto, elas foram arremessadas a mais de 50 metros.
O suspeito de atropelar as jovens, identificado como Brendo dos Santos Sampaio, de 26 anos, chegou a ser preso, mas teve a soltura determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em setembro deste ano.
.jpg)
Foto: Reprodução/Instagram
Ônibus tomba e deixa 12 mortos em Minas Gerais
Em abril, um ônibus da viação Real Expresso com 53 passageiros tombou na MG-223, deixando 12 mortos. O acidente ocorreu entre as cidades de Araguari e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O motorista, um homem de 58 anos, foi indiciado por 12 homicídios e 46 tentativas de homicídio qualificados.
Bolsonaro passa por cirurgia em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia complexa, que demorou 12 horas, para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. O procedimento, realizado o Hospital DF Star, em Brasília, ocorreu por consequência das múltiplas intervenções cirúrgicas realizadas desde a facada sofrida em 2018.
Bahia
Morre Wanda Chase
A apresentadora Wanda Chase morreu na noite do dia 2 de abril, aos 74 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia de aneurisma da aorta no Hospital Tereza de Liseaux, localizado em Salvador.
Segundo familiares, Wanda anunciou que estava com problemas de saúde há cerca de um mês, após um quadro de virose. A jornalista buscou assistência médica e foi diagnosticada com uma infecção urinária e, em seguida, uma infecção intestinal.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Operação Falsas Promessas
Durante a realização da segunda fase da “Operação Falsas Promessas”, que visava o combate a um esquema de lavagem de dinheiro oriundo de rifas ilegais, a Polícia Civil da Bahia prendeu ao menos 27 suspeitos, incluindo o casal de "rifeiros" José Roberto Santos - mais conhecido como Nanan Premiações - e Gabriela Silva, além do influenciador digital Ramhon Dias. Os três, apontados como líderes do esquema, foram soltos pela Justiça baiana em agosto deste ano.
Ouvinte de rádio baiana denuncia Silvio Batalha por abuso sexual ao vivo
Uma ouvinte anônima denunciou, durante o programa Bem na Hora, da Rádio Metrópole, o jornalista Silvio Batalha por abuso sexual. Em prantos, ela afirmou que ouvia a rádio no carro quando reconheceu a voz do entrevistado do dia e precisou parar o veículo devido a uma crise de ansiedade.
"Já fui abusada sexualmente por esse senhor. Quero dizer que aquela criança nunca esqueceu isso, trabalho em terapia. É muito difícil para mim ouvi-lo no rádio. Eu queria que tivesse uma câmera naquele elevador do edifício Visconde de Cairu", disse.
Em resposta, Silvio Batalha negou a acusação e disse desconhecer o caso.

