• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Morte por Covid-19 cresce mais de 50% em maio frente à média da pandemia na Bahia

Morte por Covid-19 cresce mais de 50% em maio frente à média da pandemia na Bahia

Dados são do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil

Por Da Redação
Às

Morte por Covid-19 cresce mais de 50% em maio frente à média da pandemia na Bahia

Foto: Getty Images

Dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil revelam que na Bahia a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, está longe de ser controlada. Com o terceiro pior número de mortes desde o início da pandemia, o mês de maio registrou aumento de 54,9% no número de óbitos, atingindo a marca de 1.795, frente a uma média de 1.158. Ainda segundo os dados, os números de maio só são melhores quando comparados com os de março deste ano e pior quando comparado com abril. Os meses são, respectivamente, o primeiro e segundo piores da pandemia no Brasil, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional. 

Na comparação com março, maio aponta queda de 29,9% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 18,3%. Em números absolutos, maio registrou 1.795 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 2.560, e abril 2.196.

Maio/20 x Maio/21

Um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 98,3% dos óbitos na Bahia em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 1.795 mortes no mês passado frente a 905 em maio do ano passado. Já no Brasil, maio de 2021 registrou um aumento de 71,9% de óbitos em comparação com o mesmo mês de 2020. 

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento. "O Portal da Transparência de Registro Civil nos permite ter esse parâmetro de informação e poder levar esse conhecimento para a comunidade, mostrando em números absolutos, a importância da vacinação e da população continuar tomando os cuidados necessários para se evitar a propagação do vírus", enfatiza o presidente da Arpen/BA, Daniel de Oliveira Sampaio.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário