Mortes de negros por violência física crescem 59% em 8 anos no Brasil

" Alta nesses crimes está ligada diretamente ao racismo", diz pesquisador

[Mortes de negros por violência física crescem 59% em 8 anos no Brasil]

FOTO: JOYCE ROCHA/JC

Dados do DataSUS apontam que as mortes de negros causadas por violência física cresceram 59% no Brasil em oito anos, uma incidência 45 vezes maior que a taxa medida em relação a cidadãos brancos no mesmo período. Segundo os dados, o número anual de vítimas negras subiu de 694, em 2011, a 1.104, em 2018, o que significa média de uma morte a cada sete horas. 

Já em 2019, segundo o Sistema de Mortalidade (SIM), os dados ainda são preliminares e estão sendo fechados pelo Ministério da Saúde para entrarem em definitivo no DataSUS. Ainda de acordo com o DataSus, o total de mortes analisado, de 2011 a 2018, corresponde à soma das mortes por "agressão física usando força corporal" a dados sobre "agressão por meio de enforcamento, estrangulamento e sufocação".

O recorde de mortes de negros ocorreu em 2016, quando foram 1.162 assassinatos por violência física. Entre brancos, o recorde da década ocorreu em 2017, com 571 crimes dessa natureza. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 56,7% da população.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!