Mortes em domicílio por câncer e doenças cardiovasculares crescem na pandemia
Pesquisa aponta sobrecarga do sistema de saúde como principal explicação

Foto: Divulgação/GOV
Dados de um levantamento feito pela Vital Strategies, a pedido do jornal Folha de S. Paulo, aponta que as mortes em casa por doenças que não são classificadas como Covid-19 deram um salto durante a pandemia. Entre as causas, as principais foram câncer e doenças cardiovasculares.
Em 2020, por exemplo, foram 319.319 mortes para todas as causas de mortes domiciliares, um aumento de 20,7% em relação ao ano anterior, com 264.628 mortes registradas. Em 2021 também foi registrado um aumento com relação a 2019, porém um pouco menor, de 18%. Além disso, os dados apontam que houve um crescimento de mortes por câncer em ambientes domiciliares e uma redução em ambientes hospitalares.
Entre 2020 e 2019, o aumento das mortes em casa por câncer foi de 24,51%. Os estados do Amazonas, Roraima, Piauí, Alagoas e Sergipe apresentaram maiores proporções de aumento de mortes domiciliares por doenças não classificadas como covid. Segundo o Vital Strategies, uma explicação para isso seria a sobrecarga do sistema de saúde com casos de Covid-19 e a diminuição da cobertura da atenção primária.