Mortes por Covid-19 no Brasil apresentam maior alta entre países mais afetados pela pandemia

País registrou um salto de 23% no número de mortes

Por Da Redação
Às

Mortes por Covid-19 no Brasil apresentam maior alta entre países mais afetados pela pandemia

Foto: Reprodução/UOL

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados nesta quarta-feira (10), o Brasil registrou o maior salto em número de novas mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entre os países mais afetados pela pandemia. Segundo a entidade, o país registrou um salto de 23%. No total, foram 60 mil mortes registradas no mundo, entre os dias 1 e 7 de março, contra 9,9 mil no Brasil.

O relatório da OMS aponta ainda que  houve uma queda de 6% em mortes pela Covid-19 no mundo no período avaliado. Ainda de acordo com a OMS, todos os grandes países ou epicentros da doença vivem uma retração no número de mortes. A queda foi de 17% nos EUA, 7% no México, 30% na África do Sul, 21% na Etiópia, 20% na Nigéria, 3% na França, 30% na Indonésia, 6% na Índia, 17% no Japão, 20% nas Filipinas e 36% na Malásia. Além do Brasil, outros países que registraram um salto nas mortes foram o Irã, com aumento de 8%, e Paquistão, com 20%. Na Rússia, a alta foi de 5%, contra 3% na Itália.

Em relação aos novos casos de infecção, a OMS apontou para um aumento de 2% nos números globais na semana. No Brasil, porém, a taxa foi de 11% e colocando o país próximo dos EUA em número absoluto de novos contaminados. No período avaliado, foram 427 mil casos nos EUA, uma queda de 10%, contra 413 mil no Brasil. O terceiro lugar é da França, com 143 mil casos, uma redução de 4%, contra 138 mil na Itália, um aumento de 24%.

Variante P1

De acordo com o documento semanal da OMS, a situação da mutação do vírus identificado no Brasil preocupa. "O Brasil experimentou alta incidência e mortalidade devido à covid-19, registrando mais de 11 milhões de casos e 260 000 mortes (em 7 de março de 2021); a segunda maior do mundo", disse.

"A carga do vírus tem sido altamente variável em todo o país, sendo o Estado do Amazonas e sua capital, Manaus, o mais afetado", disse. "Houve um forte aumento nos casos e mortes relatados no mês de janeiro, entretanto, tanto os casos como as mortes começaram a diminuir lentamente nestes estados, enquanto permaneciam altos ou aumentando no país em geral".


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário