Mortes por Covid-19 registraram aumento de 64% entre novembro e dezembro

Especialista diz que dados foram influenciado por feriados e eleições

Por Da Redação
Ás

Mortes por Covid-19 registraram aumento de 64% entre novembro e dezembro

Foto: Reprodução/Agência Brasil

As mortes por Covid-19 no Brasil aumentaram 64,45% de novembro para dezembro, mostram dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde dos 26 estados e do Distrito Federal. Enquanto novembro teve 13.263 mortes ocasionadas pela doença, em dezembro esse número foi de 21.811. 

Mesmo antes de terminar, dezembro já era o mês com mais mortes pela doença desde setembro. Além disso, essa foi a primeira vez, desde julho, que a quantidade de mortes em um mês é maior que a vista no mês anterior. A alta nacional de mortes foi puxada por aumentos nos estados.

Em Mato Grosso do Sul, dezembro foi o mês com o maior número de mortes pela Covid desde o início da pandemia: 560. O estado teve tendência de alta nas mortes, segundo a média móvel diária, em todos os dias de dezembro exceto no dia 1º. Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Alagoas e Sergipe também mostraram tendência de alta nas mortes em dezembro.

Para a enfermeira epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em entrevista ao portal G1, o aumento nas mortes visto no mês passado é reflexo de aglomerações anteriores (dos feriados de 12 de outubro, 2 de novembro e das eleições)."As eleições tiveram influência. Políticos, pessoas se aglomerando: infelizmente foi o que nós vimos", avalia.

As médias móveis diárias calculadas pelo consórcio de imprensa também indicaram que, em 21 dos 31 dias do mês passado, ocorreu tendência nacional de crescimento nas mortes. Em novembro, foram 12 dias com a mesma tendência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.