Mortes por Covid-19 tiveram 35% de queda nos 10 primeiros dias de maio

Especialista alerta para cautela em relação a situação apresentada pelos números

Por Da Redação
Às

Mortes por Covid-19 tiveram 35% de queda nos 10 primeiros dias de maio

Foto: Reprodução

Os 10 primeiros dias de maio registraram queda de 35% no número de mortes provocadas pela Covid-19 no Brasil em comparação ao mesmo período de abril. Além disso, o número de infectados também diminuiu. A redução de contaminados no período foi de 20,8%, segundo análise feita pelo site Metrópoles. No início de maio, foram notificados 19.358 óbitos provocados pela doença, contra 29.819 no mesmo período de abril. 

Embora o total registrado seja menor na comparação com o mês mais letal da pandemia até o momento, para o especialista Rafael Lopes, membro do Observatório Covid-19 BR, é preciso atenção na hora de analisá-lo. “Devemos olhar com atenção, pois muitos casos e óbitos entram nos sistemas governamentais apenas alguns dias, e até meses depois. Podemos estar vivenciando, sim, uma pequena queda, mas precisamos esperar algum tempo para saber se ela é efetiva ou sofre atrasos de notificações”, afirma.

Lopes também ressalta que é necessário ter cautela para eventual afrouxamento das medidas restritivas contra o avanço da Covid-19. “Não dá para decidir afrouxar as medidas restritivas considerando os dados de hoje, já que eles refletem o que aconteceu no passado. As infecções registradas agora são reflexo de duas semanas atrás. Não podemos tomar decisões pautadas em dados que não são do presente”, aponta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.