/

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Motorista Robson Oliveira chega ao Brasil após passar mais de dois anos preso na Rússia

Notícias
Esportes

Motorista Robson Oliveira chega ao Brasil após passar mais de dois anos preso na Rússia

Ex-funcionário do meia Fernando, do Beijing Guoan, foi preso ao entrar no país com remédios com remédios considerados ilegais

Por Da Redação
Motorista Robson Oliveira chega ao Brasil após passar mais de dois anos preso na Rússia
Foto: Reprodução/Globo Esporte/Marcel Lins

Depois de mais de dois anos detido na Rússia, acabou a agonia para Robson Nascimento de Oliveira. O ex-motorista do meia Fernando, do Beijing Guoan, chegou ao Brasil na noite desta quarta-feira (5), no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Robson foi preso em março de 2019 ao chegar à Rússia para trabalhar com o meia, que na época atuava no Spartak de Moscou. 

Ele carregava uma mala com caixas do medicamento Mytedon (cloridrato de metadona), que é legalizado no Brasil, mas proibido no país europeu. Ele alegou que os remédios seriam para o sogro de Fernando, William Pereira de Faria, mas nem o meia nem seus familiares confirmaram a informação. Depois, Fernando se transferiu para o futebol chinês, mas Robson permaneceu preso na Rússia.

Desde que o drama de Robson foi contado em reportagem do Esporte Espetacular, da TV Globo, a causa de "Justiça por Robson" ganhou apoio nas redes sociais, incluindo de atletas como Richarlison. A visibilidade do tema fez com que ele fosse levado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, desde então, o caso tornou-se motivo de negociação diplomática entre os países envolvidos.

Inicialmente, as primeiras tratativas analisadas pela defesa do brasileiro cogitavam a possibilidade de a diplomacia brasileira trabalhar numa transferência para cumprimento da pena no Brasil. O pedido tramitaria sem a participação dos governos, sendo uma negociação já prevista por tratados entre os dois países em que os sistemas judiciários participariam.

O pedido de perdão foi uma novidade surgida após a sentença condenatória de três anos, considerada baixa para o histórico desse tipo de julgamento no país. A liberação de Robson o por parte do governo russo era esperada desde o mês passado e dependia apenas da assinatura do presidente Vladimir Putin para ser concretizada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102