Motta fecha contrato de R$ 5 milhões para poder melhorar a imagem da Câmara
O acordo prevê a prestação de consultoria, com capacitação e elaboração de relatórios, para a criação de protocolos de crise e treinamento da equipe da Casa, segundo o portal Metrópoles

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), contratou uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para melhorar a imagem da Casa. O acordo é no valor de R$ 4,9 milhões, com vigência até agosto de 2026. Do total, R$ 944 mil foram empenhados. A informação foi publicada inicialmente pelo portal G1.
Segundo o documento, ficou acordada a “prestação de serviços de consultoria técnica para modernização da comunicação por mídias digitais da Câmara dos Deputados”. A proposta da FGV foi realizada em agosto, e o contrato foi assinado no dia 3/10.
Há uma parte no contrato destinada somente à comunicação nas redes sociais. A medida ocorre depois da Câmara sofrer algumas derrotas diante da opinião púbica, como na primeira crise do IOF e também no caso da aprovação da PEC da Blindagem.
Diante do acordo, a FGV deverá fornecer relatórios e estudos à Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara. O serviço será dividido em quatro módulos, da seguinte forma:
Módulo 1, destinado a governança, fluxos e processos, com: “imersão e diagnóstico institucional para levantamento de práticas e mapeamento de fluxos; desenvolvimento de diretrizes estratégicas e definição de parâmetros de atuação; construção de modelo de governança, incluindo políticas e protocolos operacionais; capacitação e transferência de conhecimento através de oficinas e mentorias; e sistematização técnica com elaboração de manual para mídias digitais.
Módulo 2, de Monitoramento e Inteligência da Informação, com: “construção de um sistema de classificação semântico-discursiva em conjunto com a Câmara para definir parâmetros de análise (temas recorrentes, estratégias discursivas); desenvolvimento de diretrizes para elaboração de relatórios analíticos (qualitativos e quantitativos) com recomendações para aprimorar a atuação institucional e estratégias de resposta a crises; aprimoramento do Laboratório de Monitoramento Digital para escuta e análise de ambientes digitais, com foco na identificação de temas relevantes, circulação de conteúdos e percepção pública das ações da Câmara, incluindo o desenho de dashboards; capacitação técnica em leitura crítica de dados e apropriação metodológica.
Módulo 3, para planejamento, conteúdo e linguagem, com previsão de: “diagnóstico editorial da Câmara; definição de parâmetros estratégicos de comunicação aplicada (planejamento, linguagem pública, storytelling, identidade visual/verbal, segmentação de conteúdos e templates); elaboração de guias técnicos para produção diária de conteúdos; criação de um Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação para apoio no planejamento, produção e monitoramento de conteúdo; capacitação e transferência de conhecimento em comunicação aplicada.
Módulo 4, voltado ao audiovisual, com: “criação de um Laboratório Audiovisual para produção de vídeos institucionais, podcasts e videocasts em formatos multiplataforma.; desenvolvimento de protocolos técnicos por plataforma (Reels, YouTube Shorts, TikTok, etc.), incluindo roteirização e otimização para acessibilidade; oficinas de capacitação e mentorias em captação, roteirização, edição e direção de imagem; e sistematização operacional com manual técnico audiovisual.
O calendário estima que haverá um mês para ambientação e começo do projeto. Logo em seguida, os quatro módulos serão executados de forma simultânea ao longo de dez meses. A FGV terá que entregar um planejamento inicial e nove relatórios técnicos.