Mourão afirma que apenas 5% da cobertura vegetal da Amazônia foi desmatada
Vice-presidente falou sobre integração e desenvolvimento da região

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que o desenvolvimento da Amazônia é o grande desafio que o Brasil tem pela frente. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) durante seminário online organizado pela Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Confederação Nacional do Comércio.
“É surreal a forma como isso é colocado para as pessoas, como se a floresta inteira estivesse pegando fogo, estivesse ardendo”, disse. Segundo o vice-presidente, apenas 5% da cobertura vegetal da Amazônia foi desmatada. “Tem 95% intactos”.
“É hora de a turma que fala muito de Amazônia se apresentar para jogo e colocar recursos na mão das nossas empresas ou de empresas que venham a se estabelecer na Amazônia, para fomentar e desenvolver e a bioeconomia", completou.
Em outro momento, ele afirmou que na Amazônia Central, que se estende entre os rios Xingu e Madeira, pode haver potencial de desenvolvimento para o manejo florestal controlado, com geração de emprego e renda.
Já na área da Amazônia Ocidental, que vai do Rio Madeira até a fronteira com os países vizinhos, a área é intocada, e a bioeconomia se apresenta como grande mola propulsora.