• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mourão nega ter recebido informações do Inpe sobre desmatamento da Amazônia antes da COP26

Mourão nega ter recebido informações do Inpe sobre desmatamento da Amazônia antes da COP26

Documento, no entanto, está datado no dia 27 de outubro, antes da conferência

Por Da Redação
Às

Mourão nega ter recebido informações do Inpe sobre desmatamento da Amazônia antes da COP26

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Depois de ter afirmado que o governo ainda avaliava os dados sobre "a realidade" da Amazônia, um dia depois do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informar o maior índice de desmatamento dos últimos 15 anos na Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão negou ter visto os dados antes da Cúpula do Clima da ONU, a COP-26. De acordo com o general, ele ficou ciente dos números somente na manhã dessa quinta-feira (18).

"Sem desfazer dos números, que obviamente não são bons, a gente tem que olhar o tamanho da Amazônia, né? Vamos ver que a Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados. Então, se nós tivemos 13 mil quilômetros de desmatamento, isso dá 0,23% da Amazônia que teria sido desmatada", afirmou o vice-presidente nesta sexta-feira (19).

À imprensa, Mourão ainda declarou que em seu pronunciamento trabalhou com  os números do Deter, um outro sistema de medição. "A nossa projeção era que o desmatamento ficasse 5% abaixo do ano anterior, né? O Inpe fez uma revisão do ano anterior. Se vocês olharem, diminuiu. E esse aumentou. Então, não sei se ano que vem pode dar uma reduzida nesse, também. Nós estamos analisando isso aí ainda pra ver qual é a realidade".

O Inpe divulgou que, entre agosto de 2020 e julho de 2021, foram desmatados 13.235 quilômetros quadrados da Amazônia Legal, o maior volume em uma década e meia e 21,97% maior que o registro no mesmo intervalo de 12 meses anterior.

No entanto, o documento está com a data de 27 de outubro, o que levanta a suspeita de que o governo omitiu dados sobre o desmatamento por 22 dias. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.