Mourão reclama falta de verbas internacionais para lidar com desmatamento na Amazônia
Vice-presidente afirma que está negociando o Fundo Amazônia

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) criticou nesta quarta-feira (27) o fato de que a comunidade internacional, apesar da pressão, não estar ampliando financiamento para operações na Amazônia para lidar com o desmatamento e proteger a biodiversidade. A declaração ocorreu durante o Fórum Econômico Mundial, em um debate organizado para lidar com "financiamento para a transição da Amazônia para um futuro sustentável" e que Mourão defendeu que fosse "aberto".
"Apesar de o interesse internacional no status da Amazônia ter aumentado de forma importante, o mesmo não pode ser dito da cooperação financeira e técnica internacional", disse. Segundo ele, o governo brasileiro, depois de romper com Noruega e Alemanha, agora voltou a renegociar o Fundo Amazônico, estabelecido em 2008 para financiar a preservação da floresta.
Mourão ainda insistiu sobre a necessidade de atrair investidores privados para a região, como forma de garantir um "futuro sustentável". Mas ele admitiu que existe um obstáculo: a falta de um ambiente favorável para esses investimentos diante da falta de uma estrutura básica. O vice-presidente não mencionou o colapso da cidade de Manaus e outras da região diante da pandemia.