Movimentos sociais de Ilhéus realizam ato em defesa da construção do Porto Sul
Obra gerará 2.500 empregos diretos e 7.500 indiretos

Foto: Reprodução
Moradores, entidades sociais e representantes do poder público municipal de Ilhéus, no sul da Bahia, realizam um ato na manhã desta sexta-feira (20) em defesa da construção do Porto Sul, localizado no distrito de Aritaguá, na zona norte da princesa do sul. As informações são do Blog Pimenta.
O movimento denominado “Vem Porto Sul”, promovido pelo Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus (Coeso), com apoio da Prefeitura de Ilhéus e da Bahia Mineração (Bamin), acontece no Largo do Tamarineiro, no bairro do Malhado. O objetivo do ato é mostrar a importância do complexo para o desenvolvimento econômico e social da região sul da Bahia.
Segundo levantamento realizado pelo Governo do Estado, a obra do Porto de Ilhéus gerará 2.500 empregos diretos, 7.500 indiretos, e mais 900 diretos na operação do equipamento. Cerca de 60% da mão de obra contratada será de moradores da região.
Em maio desse ano, o Governo do Estado e a Bahia Mineração assinaram o termo de unificação dos terminais do Porto Sul e a constituição da Sociedade de Propósito Específico - SPE. A assinatura do termo permite o início do processo de desapropriações necessário à implantação do Porto.