MP aciona Coelba por cobrança retroativa indevida de ICMS

Medida pede que Coelba se responsabilize por danos materiais sofridos pelos consumidores

Por Da Redação
Ás

MP aciona Coelba por cobrança retroativa indevida de ICMS

Foto: Evandro Veiga

O  Ministério Público estadual acionou nesta terça-feira (2), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) por irregularidades em relação aos valores do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) cobrados retroativamente em contas de energia de consumidores baianos.

Na medida, o MP requer, em caráter liminar, que a Justiça determine que a Coelba se abstenha de realizar cobranças retroativas de ICMS nas faturas de energia elétrica, ainda que em razão de equivocada redução da base de cálculo. “A concessionária deve ser a única responsável pela quitação dos débitos de ICMS relacionados à essa equivocada redução da base de cálculo, sendo vedada que ela transfira esse ônus aos consumidores”, destacou a promotora de Justiça, Joseane Suzart, autora da ação.

O MP pede ainda que a Justiça determine que a Coelba não utilize o nome da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), ou qualquer outro órgão público, em eventuais informes de cobrança, sem a prévia ciência ou autorização deles. Além de requer também que a companhia de energia se responsabilize pelo pagamento dos danos materiais, da restituição de indébito em dobro e dos danos morais individualizados sofridos pelos consumidores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário