• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MP afirma que Igreja Universal foi utilizada para lavagem de dinheiro da prefeitura do Rio

MP afirma que Igreja Universal foi utilizada para lavagem de dinheiro da prefeitura do Rio

Relatório com informações levantadas indica que igreja movimentou de forma "atípica" mais de R$ 5 bilhões

Por Da Redação
Ás

MP afirma que Igreja Universal foi utilizada para lavagem de dinheiro da prefeitura do Rio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MP-RJ) afirma ter encontrado indícios de "bilionárias movimentações atípicas" feitas pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e também afirmou ser "verossímil concluir" que a entidade religiosa está sendo "utilizada como instrumento para lavagem de dinheiro fruto da endêmica corrupção instalada na alta cúpula da administração mundial" do Rio de Janeiro. O prefeito da capital carioca, Marcelo Crivella é bisco licenciado da Igreja.

A análise está destacada em documentação de 262 páginas, assinado e com data de 2 de setembro de 2020, encaminhado à Justiça pelo Suprocurador-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos do MPE-RJ, Ricardo Ribeiro Martins.

Na petição, a qual o G1 teve acesso, o sub-procurador geral destaca a existência de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão com vínculo com Ministério da Fazenda, indicando que a entidade religiosa "foi objeto de comunicação em razão da identificação de movimentações financeiras de R$ 5.902.134.822,00", entre o dia 5 de maio de 2018 e 30 de abril de 2019.

Segundo apuração feita pelo G1, o RIF reúne informações de diferentes CNPJ´s da Igreja, além de incluir movimentações de entrada e saída de dinheiro vivo, da mesma forma que transferências bancárias. O registro de movimentação atípica em um RIF do COAF não quer dizer necessariamente que esteja ocorrendo um crime.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.