MP-BA aciona Hospital Municipal da Barra do Mendes por irregularidades
Local apresenta mau estado de conservação, descarte inadequado do material hospitalar dentre outras irregularidades

Foto: Reprodução
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil nesta quarta-feira (21) contra as irregularidades encontradas no Hospital Municipal da cidade de Barra do Mendes, centro-norte da Bahia.
Segundo o promotor de Justiça, Marco Aurélio Nascimento Amado, o local passou por uma vistoria pública, da qual detectou inúmeras irregularidades no espaço hospitalar. A sala de esterilização foi encontrada inapropriada para uso, os aparelho de raio-x estavam em caixas aguardando instalação, não há carrinhos para transporte de pessoas em caso de emergências, dentre outros.
No local também foi detectado que o aparelho que realiza ultrassons foi encontrado na mesma sala utilizada como depósito de materiais e equipamentos.
Providências a serem tomadas
Na ação, a Justiça obriga que o município e o Estado da Bahia instale lâmpadas em todas as áreas do estabelecimento de saúde, assim como, acomode a quantidade de leitos na enfermaria pediátrica, conforme os padrões estabelecidos.
Além disso, dentre outras exigências da Justiça, o hospital deverá fazer o descarte adequado do lixo hospitalar, assim como, o município de Barra do Mendes deverá apresentar um plano de ação com cronograma de adequação a ser pactuado com a Vigilância Sanitária do Estado da Bahia.


