/

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

MP-BA institui programa de combate ao racismo e a reprodução da hierarquização racial

Notícias
Bahia

MP-BA institui programa de combate ao racismo e a reprodução da hierarquização racial

Ato foi assinado e publico no Diário Oficial de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (22)

Por Da Redação
MP-BA institui programa de combate ao racismo e a reprodução da hierarquização racial
Foto: Reprodução/Getty Images

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instituiu um programa de combate ao racismo para fomentar a diversidade étnico-racial da população baiana. O ato foi assinado e publico no Diário Oficial de Justiça Eletrônico dessa segunda-feira (22).

“O racismo institucional constitui a reprodução da hierarquização racial da sociedade pelas instituições públicas e privadas, perpetuando as desigualdades nas relações étnico-raciais. Tal realidade afeta a legitimidade democrática das instituições do Sistema de Justiça, em especial, a promoção dos interesses/direitos dos grupos  discriminados”, destacou o promotor de Justiça Edvaldo Vivas.

De acordo com o promotor, o objetivo é inserir no planejamento estratégico da Instituição a defesa dos interesses dos grupos étnico-raciais historicamente discriminados; elaborar plano de ação estratégico, transformando o programa em prioridade estratégica, inclusive com indicadores para monitoramento do plano de ação; e estabelecer fluxos para adoção de medidas administrativas e disciplinares para o enfrentamento da prática de racismo, injúria racial ou intolerância religiosa, ocorrida dentro do MP, envolvendo seus membros, servidores e estagiários.

“Também pretendemos fortalecer o grupo de estudos e pesquisa sobre racismo, garantindo a permanência deste eixo em futuras atualizações da linha de pesquisa institucional, e estimular que os outros eixos abordem as relações étnico-raciais na atuação do Ministério Público no combate ao racismo e à intolerância religiosa, bem como na promoção da igualdade étnico-racial”, afirmou o promotor de Justiça Edvaldo Vivas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102