MP-BA: Municípios baianos são orientados a adotar medidas especiais com o corpo de vítimas infectadas pela covid-19
A ação visa evitar contaminações da doença pelo corpo das vítimas para outras pessoas

Foto: Divulgação | Adão Souza | Fotos Públicas
O Ministério Público do estado (MP-BA) emitiu uma recomendação para os municípios de Valença, Cairu e Presidente Tancredo Neves, localizados no sul do estado, para adotar cuidados especiais na locomoção e liberação dos corpos das vítimas infectadas pelo o novo coronavírus nas cidades.
Segundo o MP-BA, as medidas devem atender às exigências da vigilância sanitária e as recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para reduzir o risco de transmissão das vítimas fatais pela doença para os agentes de saúde, do sistema funerário e familiares das vítimas.
A ação do MP-BA se deu após um episódio no município de Cairu, no qual, durante um enterro, familiares de uma vítima fatal pelo novo coronavírus teriam aberto o caixão e entraram em contato com o corpo da vítima. Cinco parentes foram contaminados.
Ainda segundo o MP-BA, em casos de enterro, as recomendações são para não entrar em contato com o corpo da vítima nem com equipamentos e materiais que possam estar contaminados, devem manter um distanciamento mínimo de um metro e o velório deve ser realizado com, no máximo, dez pessoas. Já os agentes funerários devem realizar os serviços com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para evitar a contaminação pela doença.