MP denuncia policias que agrediram homem em agência bancária de Salvador
Gerente da agência já foi denunciado pelo MP-BA, pelo crime de discriminação racial

Foto: Reprodução
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou à Justiça, por abuso de autoridade e constrangimento ilegal, quatro policiais envolvidos na ação que aconteceu dentro de uma agência bancária de Salvador, quando um cliente levou um golpe de "mata-leão". A agressão aconteceu durante uma confusão dentro da unidade após o cliente reclamar da demora para atendimento, em fevereiro de 2019. A denúncia foi proposta na última segunda-feira (4), segundo informações da assessoria de comunicação do MP.
A Polícia Militar se manifestou sobre a decisão e informou que o Inquérito Policial Militar (IPM) responsável pela apuração do caso já foi feito e os autos conclusos remetidos à Justiça. A corporação não deu detalhes do resultado da investigação e disse que "reserva-se a aguardar a decisão do Poder Judiciário".
O gerente da agência responsável por acionar os policiais para conter o cliente, Crispim Terral de Souza, já foi denunciado pelo MP-BA, pelo crime de discriminação racial, ainda em outubro. De acordo com a denúncia, o suspeito chamou a vítima de 'esse tipo de gente', 'supostamente se referindo à raça/cor da vítima', e exigiu que o comerciante fosse algemado.
Relembre o caso
A situação ocorreu no dia 19 de fevereiro, no bairro do Dois de Julho, após a vítima procurar o gerente, João Paulo Vieira Barreto, solicitando atendimento após 6h de espera. Na ocasião, de acordo a denúncia, o gerente geral acionou o setor de segurança privada para retirada do cliente do estabelecimento e após resistência, aplicaram o golpe "mata leão" na vítima. Em seguida, a Polícia Militar foi a agência e propôs ao gerente que ele e o cliente se encaminhassem até a delegacia da região.


