• Home/
  • Notícias/
  • Carnaval /
  • MPBA realiza visita técnica em pontos de apoio a trabalhadores de rua durante o Carnaval

MPBA realiza visita técnica em pontos de apoio a trabalhadores de rua durante o Carnaval

Visita foi realizada nesta terça (17)

Por Da Redação
Às

MPBA realiza visita técnica em pontos de apoio a trabalhadores de rua durante o Carnaval

Foto: Divulgação / MPBA

O Ministério Público da Bahia (MPBA), realizou na manhã desta terça (17), uma visita técnica nos pontos de apoio a trabalhadores de rua dos circuitos do Carnaval.

A visita foi realizada por uma equipe do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh) do órgão. Foram verificadas as condições operacionais e estruturais dos centros de apoio.

Os postos visitados pela equipe são dos projetos "Cuidar de Quem Cuida" e "Meu Corre Decente", ambos do Governo do Estado, localizados nos bairros de Ondina e no Dois de Julho, respectivamente. Um posto da prefeitura de Salvador, localizado em Ondina também foi visitado.

As estruturas foram consideradas satisfatórias e sugestões dos beneficiários foram observadas, como melhoria na localização e ampliação do horário de funcionamento.

"Orientações foram feitas e as desconformidades encontradas serão pontuadas em relatórios para melhorias no ano que vem", afirmou a psicóloga do Caodh, Andreia Oliveira.

Dois dos centros são exclusivos para mulheres que trabalham na folia. Um dos postos em Ondina, na avenida Milton Santos, tem capacidade para atendimento de 250 trabalhadoras por dia, e fornece kits de higiene com toelha, sabonete, creme dental e escovas, bem como protetor solar e hidratante.

Também é disponibilizado um transporte para deslocamento destas mulheres entre às 7h da manhã e às 15h. Usuárias solicitaram ampliação no horário de atendimento.

"Se não fosse esse espaço, a gente teria que continuar pagando para tomar banho e fazer xixi. A localização, a estrutura e o atendimento estão excelentes", contou a ambulante Delba Cristina, de 60 anos. Delba trabalha no circuito Barra/Ondina há mais de 30 anos.

Já o outro ponto em Ondina, administrado pela prefeitura e localizado no Largo do Camarão, atende cerca de 400 ambulantes por dia e oferece espaço para banho e apoio até às 15h. A iniciativa foi elogiada por beneficiários, mas foi observada a necessidade de estruturas de maior acessibilidade para pessoas com deficiência.

O posto no Dois de Julho, oferece diariamente 300 lanches, equipamentos de proteção individual (EPIs), hidratação e banho, com funcionamento das 8h às 17h. O presidente da associação dos cordeiros (Assindcorda), Mathias dos Santos elogiou o atendimento e sugeriu que a localização seja mais próxima dos circuitos, de maneira a facilitar o deslocamento dos cordeiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.