/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

MPF investiga fraude em preços de máscaras compradas pelo Ministério da Saúde

Notícias
Brasil

MPF investiga fraude em preços de máscaras compradas pelo Ministério da Saúde

Contratos sob investigação foram assinados entre março e abril de 2020

Por Da Redação
MPF investiga fraude em preços de máscaras compradas pelo Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/G1/EPTV

O Ministério Público Federal (MPF) investiga supostas irregularidades nos preços pagos pelo Ministério da Saúde em contratos para a compra de máscaras durante a pandemia. Entre as máscaras do tipo cirúrgico, principal modelo escolhido, a variação chegou a 116%. Um segundo modelo comprado pela pasta, a KN95, custou até 783% a mais.

As compras foram feitas com dispensa de licitação nos meses de março e abril de 2020, já no contexto de pandemia e sob legislação especial vigente desde fevereiro. Os seis contratos para compra de máscaras, assinados nas gestões de Luiz Henrique Mandetta e defendidos nas gestões de Nelson Teich e Eduardo Pazuello, que as distribuíram, somaram R$ 765 milhões.

Na pandemia, o governo Bolsonaro já tem um quarto ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em nota, o ministério afirmou que não houve questionamentos do MPF sobre os preços contratados e que foram comprados produtos distintos. As aquisições seguiram critérios como comprovação de aptidão para fornecimento e registro do produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102