MPF investiga universidade federal por patrocinar evento do PT, diz revista
Investigação diz que a instituição de ensino de Sergipe ofertou evento da Juventude Petista como "atividade de extensão curricular"

Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
O Ministério Público Federal (MPF) investiga a Universidade Federal de Sergipe por patrocinar um evento partidário. A investigação diz que, em maio deste ano, a instituição de ensino ofertou um encontro da Juventude Petista como "atividade de extensão curricular". A informação é da revista Veja.
"A universidade patrocinou evento de militância partidária, junto ao Partido dos Trabalhadores, ofertando o evento da Juventude Petista e momento de filiação partidária, como atividade de Extensão Curricular, promovendo-o e agraciando aqueles que participassem em 8 horas e certificado via SIGAA – Acadêmico", analisou MPF.
Conforme as investigações do órgão, o evento ocorreu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da federal sergipana, com direito a convocatória pelas redes sociais e em outras páginas do Partido dos Trabalhadores (PT) da região.
"Gente o encontro de estudantes petistas está registrado no sigaa e vale 8 horas complementares, orientem os alunos internos e externes se inscreverem. Nome do evento no sigaa: Encontro Estudantil: assistência estudantil, permanência e políticas afirmativas", diz chamada do evento via Whatsapp.
O coordenador da atividade de extensão da federal e o chefe do Departamento de Ciências Sociais responderam ao MPF que a instituição "possuía a tradição de acolher e fomentar debates relacionados aos movimentos e políticas estudantis, especialmente aqueles voltados à assistência discente, às ações afirmativas e às políticas de permanência e equidade no âmbito da esfera pública".
A federal se pronunciou sobre a alegação de que o encontro teria sido organizado por parte da Juventude do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras da capital sergipana, Aracaju.
"Tal alegação não corresponde à realidade fática e institucional da atividade. Trata-se, na verdade, de uma ação de extensão universitária regularmente proposta, aprovada e executada por docente e estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe", respondeu a instituição de ensino.