• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • MPF pede a STJ medida cautelar contra pedido de aposentadoria de Ilona Reis

MPF pede a STJ medida cautelar contra pedido de aposentadoria de Ilona Reis

Desembargadora foi afastada na Operação Faroeste

Por Da Redação
Às

MPF pede a STJ medida cautelar contra pedido de aposentadoria de Ilona Reis

Foto: Reprodução/YouTube

O Ministério Público Federal pediu ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que conceda medida cautelar contra o pedido de aposentadoria voluntária da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Ilona Reis, presa pela Operação Faroeste. Na decisão, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, explica que é necessário afastar a possibilidade de aposentadoria de Ilona porque há o risco de que a medida ganhe “contornos de definitividade, não podendo ser afetada por ulterior perda do cargo público, determinada como efeito extrapenal de sentença condenatória”.

Junto com outras três pessoas, Ilona Reis é acusada de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A suspeita é que o grupo tenha atuado no TJ-BA de forma ilícita para regularizar terras no Oeste baiano, por meio de compras de decisões judiciais, em um esquema de grilagem. A magistrada teria entrado com pedido de aposentadoria voluntária no último dia 12.

Segundo o MPF, o ato da desembargadora visa fugir das amarras processuais que a conectam às atividades criminosas, e que a sua intenção for evitar as sanções do afastamento do cargo, “a satisfação de sua pretensão pela autoridade administrativa lesionaria diretamente a tutela da boa-fé objetiva, por admitir situação de flagrante abuso do direito”. Ainda segundo a denúncia, Ilona participava junto com os advogados Marcelo Junqueira Ayres Filho, Fabrício Bôer da Veiga e Júlio César Cavalcanti Ferreira formavam uma organização criminosa, que era dividida em quatro núcleos: judicial, causídico, econômico e de defesa social.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.