Mudanças climáticas têm acelerado a  redução do oxigênio nos oceanos

O estudo foi divulgado pela União Internacional para Conservação da Natureza

[Mudanças climáticas têm acelerado a  redução do oxigênio nos oceanos]

FOTO: Divulgação/IUCN/BBC


O aumento das temperaturas tem acelerado a  redução do oxigênio nos oceanos, de acordo com um estudo divulgado pela União Internacional para Conservação da Natureza, neste sábado (7). Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 25, realizada em Madri, na Espanha, foi afirmado que o cenário põe em risco espécies como atum e marlim-azul.

A poluição por nutrientes nos oceanos é apontada como um dos principais responsáveis pelo surgimento de "zonas mortas", locais com concentrações baixas de oxigênio que impedem a existência de vida. Isso ocorre quando substâncias contendo elementos como fósforo e nitrogênio, usados em fertilizantes agrícolas, são arrastados da terra pela chuva para os rios e chegam ao mar. 

Além disso,   outro fator que contribui para a redução dos níveis de oxigênio é o  aumento da temperatura da água. De acordo com o estudo, cerca de 700 pontos nos oceanos vêm sofrendo com a redução da concentração de oxigênio. Na década de 1960, esse número não passava de 45.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Nova aliança entre PROMPERÚ e SKY Airline promoverá viagens ao Peru para turistas brasileiros! ]

É esperado que mais de 24 mil passageiros do Brasil sejam transportados durante a campanha, que será realizada de abril a junho de 2024

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!