Tintas de cabelo e câncer de mama podem estar relacionadas, segundo pesquisa

Pesquisa foi feira pelo National Institute of Environmental Health Sciences

[Tintas de cabelo e câncer de mama podem estar relacionadas, segundo pesquisa]

FOTO: Wikimedia Commons/Reprodução

Milhares dos produtos utilizados para tingir e alisar cabelos podem causar câncer de mama em mulheres que já apresentem algum risco de desenvolver a doença, segundo um estudo publicado nesta semana pelo National Institute of Environmental Health Sciences. 

Os pesquisadores, em busca de melhores resultados, foram atrás de cerca de 47 mil mulheres que haviam sido diagnosticadas com a doença, e essas mulheres também tinham outros casos na família. Os pesquisadores relataram que os maiores índices da doença foram identificados em mulheres que tiveram contato direto com tais produtos.

Para os envolvidos na pesquisa, era importante que as participantes fossem de diferentes locais e etnias. Por isso, a pesquisa contou com mulheres dos Estados Unidos e de Porto Rico, o que permitiu uma gama maior de experiências. 1 a cada 10 mulheres se identificavam como afro-americanas, o que permitiu que os grupos fossem subdivididos em raças.

As mulheres que se declararam brancas apresentaram um risco 8% maior de desenvolverem a doença, por usar tinta de cabelo permanente uma vez a cada 5 ou 8 semanas. As mulheres negras, que também disseram utilizar tintas de cabelo frequentemente, apresentam 60% de chances de desenvolverem câncer de mama. A porcentagem das mulheres que alisam o cabelo foi a mesma, independente de raça.


Comentários