• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Mulher é promovida a coronel da Polícia Militar da Bahia pela primeira vez em 200 anos

Mulher é promovida a coronel da Polícia Militar da Bahia pela primeira vez em 200 anos

Coronel Ivana Teixeira Andrade integra o Quadro de Oficiais de Saúde da PMBA

Por Da Redação
Às

Mulher é promovida a coronel da Polícia Militar da Bahia pela primeira vez em 200 anos

Foto: PMBA

Pela primeira vez, uma mulher foi promovida ao posto de coronel na Polícia Militar da Bahia em 200 anos de existência da corporação. 

A coronel Ivana Teixeira Andrade integra o Quadro de Oficiais de Saúde da corporação, conforme publicação assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues no Diário Oficial do Estado nesta quarta (4). 

Teixeira tem 56 anos e é parte da corporação há 32 anos, após aprovação no concurso público para o Quadro de Saúde. Ela é graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Dentística. Além disso, a coronel concluiu o Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), requisito para o cargo. 

Ela iniciou sua carreira no atendimento odontológico, chegando à gestão da Odontoclínica da PMBA. Em sua trajetória recebeu condecorações como as medalhas Marechal Argolo, Três Marias e as medalhas por 10, 20 e 30 anos de serviços prestados ao órgão.

"Eu me sinto honrada de estar aqui, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui", diz Ivana. 

A presença feminina nos postos altos das forças de segurança tende a aumentar. Em 2024, A PMBA passou a garantir que as mulheres concorram em igualdade de condições com os homens nos concursos públicos da corporação. A medida será aplicada a partir de 2025.

Além disso, outras 11 mulheres foram promovidas a tenente-coronel no mesmo decreto que promoveu Ivana.

Em nota, o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) parabenizou Ivana Teixeira pela promoção.

"O CRO-BA parabeniza a Cirurgiã-Dentista Ivana Teixeira Andrade, primeira mulher promovida ao posto de Coronel no Quadro de Saúde da Polícia Militar da Bahia.Sua promoção representa mais do que uma conquista individual. É um marco histórico para a odontologia baiana e para todas as mulheres que fazem da sua profissão um ato diário de dedicação e serviço à sociedade", diz um trecho da nota. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.