Mulher trans vence concurso de Miss Nevada EUA pela primeira vez na história do concurso
Kataluna enfrentou outras 21 mulheres no fim de semana para conquistar o primeiro lugar na competição

Foto: Reprodução/Twitter
Pela primeira vez na história, uma mulher transgênero vence o concurso de Miss Nevada, Estados Unidos e entra para história do concurso. Segundo a publicação do NY Post, Kataluna Enriquez, de 27 anos, começou a disputar concursos do tipo no ano passado e venceu a competição que aconteceu no hotel-cassino South Point em Las Vegas.
"Para mim, o que importa é inclusão, diversidade e representatividade. É algo que eu não tive enquanto crescia e ainda falta no mundo de hoje", ressaltou. “Hoje sou uma mulher orgulhosa, transgênero e negra. Pessoalmente, aprendi que minhas diferenças não me tornam menos do que sou”, disse Kataluna.
O concurso classifica uma candidata para representar o estado de Nevada no concurso de Miss EUA que será realizado em 29 de novembro. Na disputa pela coroa haviam 21 candidatas e Kataluna venceu todas elas.
A modelo desfilou com trajes que ela mesma desenhou. “Nem sempre tive dinheiro e é difícil para as mulheres encontrar vestidos que caibam em seu corpo”, disse ela. “A ostentação é tão cara e eu queria competir e ser capaz de crescer e desenvolver habilidades e criar vestidos para mim e outras pessoas”.