Mulheres afegãs protestam contra interferência do Paquistão na política do país
Combatentes do Talibã atiraram para o alto para dispersar manifestação

Foto: Hoshang Hashimi / AFP
Um grupo de 70 pessoas, a maioria mulheres, realizou um protesto, nesta terça-feira (07), em frente à embaixada do Paquistão, em Cabul. Com cartazes, os manifestantes se posicionaram contra suposta interferência do país na política do Afeganistão.
Como forma de deter a manifestação, combatentes do Talibã atiraram para o alto para dispersar as pessoas. Os manifestantes são contra a ideia do Paquistão ser próximo ao movimento fundamentalista e nacionalista islâmico que tomou o poder do Afeganistão.
Ato aconteceu após o diretor do serviço de inteligência paquistanês, Faiz Hameed, visitar Cabul no fim de semana para se encontrar com o embaixador de seu país. Os boatos são de que ele também se reuniu com líderes do movimento Talibã.
Em frente ao país desde 15 de agosto, o grupo Talibã afirma que fará um governo mais inclusivo do que o regime anterior, imposto entre 1996 e 2001.
À Agencia France-Presse, uma das manifestantes, vinda da província de Kapisa, perto do vale de Panjshir, afirmou que as mulheres afegãs buscam liberdade e estão cansadas “de que o Paquistão bombardeie Panjshir ".