Mulheres já podem denunciar violência doméstica pelo WhatsApp na Bahia

Projeto piloto foi lançado nesta segunda-feira (19) pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA)

[Mulheres já podem denunciar violência doméstica pelo WhatsApp na Bahia]

FOTO: Reprodução

O projeto piloto de um software que utiliza inteligência artificial (IA) para responder instantaneamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foi lançado nesta segunda-feira (19). Batizado de “Zap Respeita as Mina”, o projeto pode ser acessado pelo WhatsApp. 

Esta é uma iniciativa pioneira na área de enfrentamento à violência doméstica, o projeto vai atender mulheres por mensagens de texto. Ao acessar o "Zap Respeita as Mina", através do telefone (71) 9909-9322, as usuárias poderão pedir ajuda, em caso de emergência, enviando uma mensagem para uma das atendentes virtuais. Após o contato, a IA é capaz de gerar respostas iniciais para a vítimas, além de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Civil, para os casos de emergência.

Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), todo o diálogo é apenas por mensagem de texto, uma opção para mulheres que não podem realizar uma ligação telefônica por estar no mesmo ambiente que o agressor. Ao se certificarem da gravidade da situação, as atendentes virtuais podem acionar a polícia automaticamente.

A SPM-Ba explica que ao iniciar uma conversar com a IA, uma usuária pode obter orientações e informações acerca dos órgãos que compõem a rede de atenção à mulher e as atribuições de cada um deles. Além disso, a vítima recebe informações de como fazer uma denúncia, obter uma medida protetiva de urgência, o que fazer em caso de violência sexual, entre outras informações.

O chat com as atendentes virtuais também pode ser acessado através do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). 
 


Comentários