Mulheres são a maioria de mais de 1 bilhão de voluntários pelo mundo, aponta ONU
Dados do programa afirmam que pelo menos 6,9 mil brasileiros se engajaram em atividades voluntárias em 2019

Foto: Unicef/Delil Souleiman
O Dia Internacional do Voluntário é celebrado neste 5 de dezembro pelas Nações Unidas, que ressalta através do Programa de Voluntários das Nações Unidas, UNV, o valor dos voluntários e sua capacidade de criar mudanças positivas.
Segundo a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo oferecem seu tempo, habilidades e experiência para ajudar a melhorar as comunidades em que vivem. O coordenador executivo do UNV, Toily Kurbanov, diz que a data serve para homenagear os esforços de homens e mulheres voluntários.
Os dados do programa apontam que pelo menos 6,9 mil brasileiros se engajaram em atividades voluntárias em 2019. As estatísticas apontam que 62% são mulheres. Já em Portugal, são cerca de 690 pessoas e as mulheres também são maioria, somando 55%.
Momentos de crise
A entidade também afirma que o impacto das mudanças climáticas, a pandemia do Covid-19 e os choques políticos e econômicos em todo o mundo ressaltam os desafios enfrentados por muitas pessoas e comunidades.
Os atos voluntários e a solidariedade ajudam os mais vulneráveis a enfrentar as desigualdades e a receberem algum apoio.
Para o UNV, ao mostrar o impacto que os voluntários estão conquistando em suas comunidades, o Dia Internacional do Voluntariado também encoraja mais pessoas a pensar como podem contribuir em seus meios.
De acordo com o relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo, publicado pelo UNV, o voluntariado pode promover uma cultura de tomada de decisão colaborativa, já que os trabalhadores contribuem para moldar e priorizar questões relevantes atuando em colaboração com as autoridades estaduais.