Mundo ultrapassa 5 milhões de mortes pela Covid-19
Mortes voltaram a subir globalmente, segundo OMS, com situação piorando principalmente na Europa e na Ásia

Foto: Pexels
Nesta segunda-feira (1º), o mundo alcançou a marca de mais de 5 milhões de mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia. Esse número é registrado apenas 117 dias depois do planeta ter chegado à casa dos 4 milhões de vítimas. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que os óbitos voltaram a subir 5%, globalmente, na última semana.
A Europa e a Ásia estão com as piores situações, tendo aumento de 14% e 13%, respectivamente, nas mortes desta última semana do que na semana anterior.
No continente africano, as mortes caíram 21%, embora o ritmo de vacinação esteja extremamente lento e a OMS preveja que apenas 5 dos 54 países africanos devam conseguir alcançar a meta de vacinar totalmente 40% de sua população até o fim do ano.
No Brasil, a situação tem melhorado. Quando o mundo atingiu a marca de 4 milhões de mortes pela Covid-19, o país tinha a pior média mundial de óbitos. Atualmente essa posição cabe à Romênia e o Brasil ocupa o 40º lugar nesse ranking, segundo informações do site "Our World in Data".
Os Estados Unidos seguem liderando a lista de países com o maior número de mortes por Covid-19, com 745 mil. O Brasil está em segundo lugar, com 607 mil, e a Índia em terceiro, com 458 mil, segundo a Johns Hopkins.