Municípios de Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã devem divulgar gastos para enfrentamento da pandemia

A ação foi autoria da promotora de Justiça Solange Anatólio do Espírito Santo

[Municípios de Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã devem divulgar gastos para enfrentamento da pandemia]

FOTO: Reprodução

O Ministério Público estadual recomendou aos Municípios de Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã divulguem os gastos públicos e medidas administrativas de assistência à saúde no enfrentamento da pandemia do coronavírus. A ação foi autoria da promotora de Justiça Solange Anatólio do Espírito Santo. 

“As recentes flexibilizações legislativas em torno dos processos de aquisição e contratações para enfrentamento da pandemia exigem a adoção de redobradas cautelas com a gestão do patrimônio público, de modo a propiciar a ampla fiscalização social e pelos órgãos do sistema de controle formal”, destacou. 

No documento, o MP orientou que as administrações municipais divulguem e atualizem constantemente o Plano Municipal de Contingências, disponibilizando ao Poder Público e à sociedade diversas informações sanitárias, tais como, número de leitos disponíveis de enfermaria e de UTI disponíveis nos Municípios, ativos, em implantação ou interditados; número de casos de Covid-19 confirmados e suspeitos; quantitativo de testes realizados com os respectivos resultados; quantidade de amostras aguardando processamento; e o número de óbitos.

É pedido também, que divulguem em prazo não superior a 15 dias úteis, informações atualizadas acerca dos recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19 e informações sobre contratações e aquisições em períodos de emergência em formatos de dados abertos, garantindo sua acessibilidade para diferentes tipos de público.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!