• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Mutirão de vacinação contra a gripe imuniza agentes de limpeza em Salvador

Mutirão de vacinação contra a gripe imuniza agentes de limpeza em Salvador

Ação vai até o próximo dia 21

Por Da Redação
Às

Mutirão de vacinação contra a gripe imuniza agentes de limpeza em Salvador

Foto: Getty Images

Com o objetivo de imunizar agentes de limpeza contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), realiza um mutirão de vacinação até o próximo dia 21. A ação, que acontece na sede da Limpurb e em garagens de empresas terceirizadas, das 9h às 16h, tem a expectativa de imunizar mais de 4,5 mil servidores. 

De acordo com o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, o mutirão pretende aumentar o número de imunizados na cidade e reduzir o número de casos e internações, decorrentes das infecções dos vírus Influenza A, H1N1, H3N2 e Influenza B. “A vacina contra a gripe está para todos. O movimento que a Limpurb faz é motivar a população a tomar o imunizante. Com a vacinação é possível reduzir as taxas de ocupação nos leitos dos hospitais. Queremos proteger nossa sociedade e manter o sistema de saúde focado no combate ao coronavírus”, afirma.

A agente de limpeza Marli dos Santos, de 50 anos, fala sobre  a importância de estar imunizada contra doenças virais. “É um alívio, por mais cuidado que a gente tenha, a vacina nos traz segurança. Depois de tomar as doses contra a Covid, agora tivemos acesso à vacina da gripe. Então está ótimo, com saúde vamos trabalhar ainda mais felizes”, disse.

Já Josimeire de Oliveira, que atua há  23 anos na limpeza da cidade, ressaltou a vulnerabilidade dos agentes de limpeza que trabalham nas ruas. “Estamos o tempo todo tendo contato com pessoas e resíduos, que muitas vezes não são descartados de forma correta. Estar imune às doenças nos dá tranquilidade”.

Outro ponto importante no mutirão é a acessibilidade. De acordo com os agentes de saúde, o cotidiano é corrido e dificilmente sobra tempo para ir aos postos de saúde. A chefe de Epidemiologia do distrito Centro Histórico, Keila Tomaz, ressaltou a importância do mutirão. “A gente acredita que, diante da situação pandêmica e econômica que estamos vivendo, exista um grande número de pessoas que não tem condições e interesse, ainda que saiba a importância da imunização, de deixar o seu local de trabalho, para procurar um posto. Então, estamos indo ao local de trabalho para facilitar o acesso à vacina. A gente acredita que a busca ativa é a forma mais eficaz de levar a vacina a esse público," explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário