"Não alcançamos o acordo, mas temos uma boa chance de chegar à paz", afirma Trump sobre reunião com Putin
Apesar das divergências, presidente americano cita grandes chances de selar acordo de cessar-fogo com líder russo

Foto: Alan Santos/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi "extremamente produtiva" com uma "boa chance de chegar à paz", durante o encontro no Alasca na noite desta sexta-feira (15). Apesar das divergências em seus respectivos discursos, o líder norte-americano citou grandes chances de selarem um acordo de cessar-fogo.
• Trump recebe Putin com aplausos e tapete vermelho no Alasca
"Tivemos uma reunião extremamente produtiva e muitos pontos foram acordados. Restam apenas alguns, e alguns não são tão significativos. Nós fizemos um progresso grande… Ainda não alcançamos o acordo, mas temos uma boa chance de chegar à paz", afirmou Trump
Já Putin agradeceu ao líder norte-americano pela reunião e destacou a escolha lógica sobre o ponto de encontro, visto que ambos os países possuem uma história comum com o Alasca. Vale lembrar que o estado já fez parte do império russo.
"Concordo com o presidente Trump, como ele disse hoje, que, naturalmente, a segurança da Ucrânia também deve ser garantida. Naturalmente, estamos preparados para trabalhar nisso. Gostaria de esperar que o acordo que alcançamos juntos nos ajude a aproximar esse objetivo e abra o caminho para a paz na Ucrânia", revelou Putin.
A cúpula entre os presidentes sobre a guerra na Ucrânia contou com dois assessores de cada lado e se estendeu até a noite nesta sexta-feira, com o objetivo de buscar maneiras de encerrar o conflito mais mortal na Europa em 80 anos.