Trump diz que cessar-fogo depende da Ucrânia e que reunião entre Putin e Zelensky será marcada
Declarações aconteceram após reunião entre os presidentes dos EUA e Rússia

Foto: Reprodução/CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que uma reunião conjunta com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky será marcada e que o cessar-fogo agora depende do líder ucraniano.
“Agora cabe realmente ao presidente Zelensky fazer com que isso aconteça”, disse Trump em uma entrevista à Fox News após a sua reunião com Putin no Alasca nesta sexta-feira (15). “Eles vão marcar uma reunião agora entre o presidente Zelensky, o presidente Putin e eu, eu acho.”
Trump afirmou que tanto o presidente russo quanto o presidente ucraniano desejam que ele participe de uma possível futura reunião para discutir um caminho para a paz.
“Ambos me querem lá e eu estarei lá", disse ele.
Questionado se estava confiante de que a paz poderia acontecer em período de tempo relativamente curto, Trump respondeu: “Bastante curto, sim”.
Trump também admitiu que estava errado ao pensar que o conflito Rússia-Ucrânia seria “o mais fácil” de todos os conflitos de resolver, relembrando sua promessa de campanha de acabar com a guerra em 24 horas.
“Achei que seria o mais fácil de todos e foi o mais difícil”, disse Trump.
Durante a entrevista, Trump não detalhou quais são as questões finais que impedem um acordo, dizendo apenas que quer “ver o que podemos fazer”. Mas apesar de não ter chegado a um acordo durante a reunião com Putin, ele considerou a cúpula um sucesso, classificando a reunião com uma nota 10. "Nos demos muito bem", disse Trump"
“Quero garantir de que [um acordo] será feito”, acrescentou. “E temos uma boa chance de conseguir isso.”
Mais cedo, em uma coletiva de imprensa ao lado de Putin, Trump disse que a reunião rendeu progresso nas negociações, mas disse que o principal ponto ainda não foi destravado.
"Muitos pontos foram acordados. Restam apenas alguns poucos. Alguns não são tão significativos. Um é provavelmente o mais significativo, mas temos boas chances de chegar lá. Não chegamos lá, mas temos boas chances de chegar lá", disse Trump a repórteres em Anchorage, Alasca.
Putin agradeceu ao presidente americano pelo tom amigável e de cooperação do encontro, e disse que está interessado em acabar com a guerra na Ucrânia.