• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • 'Não faço previsões, zombo delas', diz Paulo Guedes ao admitir inflação maior do que o esperado para 2022

'Não faço previsões, zombo delas', diz Paulo Guedes ao admitir inflação maior do que o esperado para 2022

Em live promovida por instituição financeira, ministro disse que o crescimento, assim como a inflação, será maior que o esperado

Por Da Redação
Às

'Não faço previsões, zombo delas', diz Paulo Guedes ao admitir inflação maior do que o esperado para 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu, em evento virtual de uma instituição financeira, que a inflação do próximo ano será maior do que esperado. Em contrapartida, ele alegou que o crescimento econômico do país irá superar o previsto por economistas e pelo mercado financeiro. 

Mesmo diante do cenário de aumento de preço de alimentos e combustíveis e de crise social, Guedes criticou as estimativas negativas: "Não faço previsões, zombo delas”

O ministro afirmou, com veemência, que o país irá crescer devido aos investimentos privados, mesmo que este esteja enfrentando problemas. “É verdade que as taxas de juros vão subir com a luta do Banco Central para controlar a inflação, e isso vai desacelerar o crescimento”, disse.

Guedes justificou um dos motivos das altas inflacionárias : a falta de celeridade em aprovar as reformas, consideradas por ele, como necessárias para a economia brasileira. “Certamente temos um problema com a inflação subindo, e certamente estamos tendo problemas porque não estamos sendo bem-sucedidos em fazer reformas com a agilidade necessária, mas acho que o Congresso nos apoiará nas reformas”, acrescentou.

O ministro ainda desafiou as previsões de que o Brasil terá um crescimento igual a zero em 2022. "O problema será a inflação persistente, não o baixo crescimento. A inflação deve ficar um pouco acima do previsto, mas o crescimento também estará acima do que estão prevendo”, declarou Paulo Guedes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário