"Não faz sentido o governo federal estar protelando a análise desta vacina", diz Rui Costa sobre a Sputinik V
O governo do estado entrou com uma ação no STF para utilizar emergencialmente a vacina

Foto: Reprodução
O governador Rui Costa (PT) falou sobre a vacinação contra a Covid-19, durante o Papo Correria, transmitido ao vivo pelas redes sociais nesta terça-feira (2). Durante o programa, o gestor falou sobre a Sputnik V, vacina desenvolvida pela Rússia. Ele criticou a Anvisa pela demora na aprovação do uso da vacina no país.
“Temos contrato com a Rússia e há a possibilidade de produzir o imunizante no Brasil, sem demora. Então, não faz sentido o governo federal estar protelando a análise desta vacina. O que nós questionamos é a aberração de condicionar a vistoria dos documentos à realização de um estudo de caso no Brasil, o que demoraria, pelo menos, 90 dias. Nós não temos esse tempo”, alertou Rui.
O governo do Estado entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de viabilizar a compra direta de até 50 milhões de doses, que já integram um acordo de cooperação assinado entre o país e o estado.
A Bahia tem a segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 do país e está entre os estados que mais vacinaram com mais 200 mil pessoas imunizadas. Até o momento, chegaram ao território baiano 550 mil doses, sendo 431.200 mil da CoronaVac e 119.500 da Oxford/Astrazeneca.