"Não vale nada", afirma ACM Neto sobre decreto de Bolsonaro
Presidente determinou a abertura de salões de beleza, academias e barbearias

Foto: Gilberto Junior /Farol da Bahia
O prefeito ACM Neto, garantiu durante coletiva nesta terça-feira (12), que Salvador não vai seguir o decreto do presidente Jair Bolsonaro que autoriza o funcionamento de salões de beleza, barbearias e academias, listando-os como serviços essenciais.
“Para mim, esse decreto não vale nada. Nós não vamos acatar o decreto do presidente. O Supremo Tribunal Federal já decidiu, decisão do pleno do Supremo, portanto decisão final, que prefeitos e governadores têm absoluta autonomia para baixar decretos que normatizem atividades e restrinjam atividades nessa situação de pandemia. Portanto, é mais uma decisão do presidente que não conta com a nossa concordância”, bradou.
De acordo com o prefeito, Salvador tem atualmente 73% dos leitos de UTI ocupados por pacientes em tratamento do coronavírus.
Para tentar desafogar o sistema, a prefeitura entregou hoje 50 novos leitos, instalados no Hospital de campanha do Wet'n Wild. A taxa de ocupação de leitos clínicos, que não possuem respiradores, já chega em 45%.
A capital baiana tinha a previsão de ter um colapso no sistema de saúde a partir do dia 14 de maio. Esse prazo, no entanto, foi adiado com a diminuição da taxa de contaminação do vírus.