NASA planeja missão a Marte para mapear geleiras com o uso de robôs

Inciativa pode contar com apoio de agências espaciais da Itália, Canadá e Japão

Por Da Redação
Ás

NASA planeja missão a Marte para mapear geleiras com o uso de robôs

Foto: Reprodução/Nasa

Na última quarta-feira (3), a NASA publicou em seu site um ambicioso plano em parceria com as agências espaciais da Itália (ASI), do Canadá (CSA) e do Japão (JAXA), promover uma futura missão robótica a Marte, para mapear as geleiras eventualmente disponíveis no planeta vermelho. As quatro agências firmaram um acordo com o objetivo de formar uma equipe conceitual capaz de avaliar o potencial da missão e a viabilidade da parceria. O objetivo principal é identificar formações de gelo abundantes e acessíveis que possam funcionar como futuros locais de pouso e pesquisa em Marte. 

Caso as negociações sobre a iniciativa avançarem, a missão poderá ser lançada em 2026. Espera-se que a avaliação permita à comunidade científica um detalhamento atualizado do planeta vermelho. Nesse sentido, o orbitador carregaria um radar capaz de identificar propriedades das concentrações de poeira e regolito (camada solta de material rochoso), além de avaliar a densidade dos depósitos de rocha que impedem o acesso ao gelo. 

Esses dados podem se revelar muito importantes para estabelecer alguns dos objetivos das primeiras missões tripuladas a Marte, que devem ser projetadas para um período de exploração na superfície do planeta por cerca de 30 dias, ocasião em que poderiam ser identificadas e caracterizadas as formações de água congelada, capazes de fornecer pistas para existência de vida no planeta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.