NASA: solstício de verão, eclipse solar e lua cheia de morango poderão ser observados em junho
Três caminhadas espaciais também ocorrerão esse mês

Foto: Getty Images
Especialistas da NASA informaram que durante o mês de junho vários eventos poderão ser observados no espaço, como o eclipse solar anular caracterizado pelo impressionante “anel de fogo”, seguido pelo solstício de verão, o dia mais longo do ano, a chegada da lua cheia de morango e três caminhadas espaciais fora da Estação Espacial Internacional. De acordo com o Diretor Associado de Ciência da Divisão de Ciências Heliofísicas no Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA, Alex Young, os eclipses anulares são semelhantes aos eclipses totais em que a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados para que a Lua se mova diretamente na frente do Sol visto da Terra.
Neste ano, o eclipse solar anular ocorrerá em 10 de junho e poderá ser visto no norte do Canadá, Groenlândia e Rússia, podendo ser observado parcialmente em cidades como Nova York, Montreal, Londres e Washington. Este tipo de eclipse é caracterizado pelo "anel de fogo", já que não é um eclipse total e as bordas do Sol podem ser vistas ao redor da lua. “Mas não ocorre um eclipse total, ou seja, a Lua não bloqueia completamente o disco visível do Sol porque a Lua está mais longe e seu tamanho aparente no céu é [ligeiramente] menor do que o Sol. Isso significa que um pequeno anel do disco solar é visível ao redor da Lua", explica Alex Young.
De acordo com Young, os eclipses solares ocorrem duas semanas antes ou depois de um eclipse lunar. Em 26 de maio a lua superlua de flores adornou o céu e em 24 de junho a lua de morango será vista. Já o solstício de verão chegará em 20 de junho às 23h16 (horário de Miami), iniciando o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. Após a incrível superlua em maio, no dia 24 de junho poderemos ver a Lua Cheia de Morango, que estará mais brilhante por volta das 3h40 no horário de Brasília, mas será visível até mais tarde.
Caminhadas e SpaceX
As três caminhadas espaciais acontecerão fora da Estação Espacial Internacional (ISS) em junho, começando em 2 de junho, o dia em que os astronautas russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov caminharão por 6,5 horas. A caminhada terá início às 01h20, horário de Miami.
Em 16 de junho, a segunda caminhada espacial do mês será realizada pelo astronauta da NASA Shane Kimbrough e pelo astronauta da Agência Espacial Europeia Thomas Pesquet. A ação terá início às 9h (horário de Brasília), duração de 6,5 horas e será realizada fora da Estação Espacial Internacional para a instalação de um novo painel solar. Quatro dias depois, em 20 de junho, Kimbrough e Pesquet conduzirão uma segunda caminhada espacial de 6,5 horas para instalar outro painel solar fora da Estação Espacial Internacional. A caminhada terá início às 8h00.
Já a SpaceX será lançada em 3 de junho às 13h29, horário de Miami. A espaçonave de carga entregará "mais de 3.311 quilos de ciência, pesquisa, suprimentos para a tripulação e hardware do veículo, incluindo novos painéis solares, para o laboratório orbital e sua tripulação", segundo comunicado de imprensa da NASA. O lançamento será transmitido no dia 3 de junho às 13h, horário de Miami, pela NASA e estará disponível na NASA Television, no aplicativo da agência e em seu site.


