Natulab apoia projeto “Capoeiragem Mirim” em Salvador e reforça compromisso social e cultural!
Aos detalhes.

Foto: Divulgação
A Natulab Farmacêutica, que nasceu há 25 anos, na Bahia, e hoje está presente em todo o Brasil, reforça seu compromisso com a valorização da cultura e o desenvolvimento social ao patrocinar o projeto Capoeiragem Mirim, iniciativa do Instituto CTE Capoeiragem que promove, há mais de três décadas, a formação educacional, cultural e esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Salvador e na Região Metropolitana. “Apoiar a cultura é também cuidar das pessoas. A capoeira é uma arte genuinamente brasileira que une corpo, mente e sociedade, e iniciativas como o Capoeiragem Mirim mostram como o esporte e a arte podem transformar realidades e gerar oportunidades. Como capoeirista, fico ainda mais feliz em poder apoiar um projeto tão impactante como este. Acreditamos que investir em ações esportivas e culturais voltadas para crianças e jovens é uma forma sólida de contribuir para um futuro mais inclusivo e equilibrado. A capoeira carrega valores de disciplina, respeito e pertencimento, que fazem diferença concreta no desenvolvimento humano. Ver um projeto como o Capoeiragem Mirim promover cidadania, fortalecer laços comunitários e abrir caminhos para novas possibilidades reforça ainda mais o compromisso da Natulab com iniciativas que transformam vidas e valorizam nossa identidade”, destaca Ronnie Motta, CEO da Natulab.
Com o apoio da farmacêutica, a nova edição do projeto Capoeiragem Mirim, que terá início em dezembro, atenderá 84 crianças, com atividades ao longo de dez meses. A proposta pedagógica do projeto é conduzida por professores de capoeira e pedagogas especializadas em cultura afro-brasileira, tendo como base o método de ensino para crianças desenvolvido pelo CTE Capoeiragem. A capoeira, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, é o eixo central do projeto, que alia esporte, lazer, arte, cultura e educação como ferramentas de transformação social.
Entre as ações previstas estão as aulas regulares de capoeira, o acompanhamento pedagógico, um grande Batizado de Capoeira durante a Semana da Consciência Negra e dois intercâmbios culturais - a Ação Griô, vivência com um mestre antigo, e o Torneio Ubuntu de Capoeira, que promove a integração e o espírito coletivo entre os participantes.
Com essa iniciativa, a Natulab reafirma o seu compromisso com os eixos de responsabilidade social, educação e cultura, pilares que norteiam suas ações em todo o país. Ao investir em projetos que fortalecem o pertencimento e a identidade cultural, a empresa contribui para que mais crianças e jovens possam construir caminhos de autonomia e autoestima.
O Capoeiragem Mirim nasceu em 1994, a partir da experiência do mestre Balão (Ricardo Carvalho), e hoje é um programa consolidado que atende média de 200 crianças da rede pública e que moram em bairros que fazem parte da periferia social, na faixa etária de 02 a 16 anos, oferecendo oficinas, acompanhamento pedagógico e vivências culturais que resgatam e valorizam as raízes afrobrasileiras.


