Navio da Marinha atraca no Rio de Janeiro com dois casos confirmados de coronavírus

Embarcação tinha 250 pessoas a bordo

[Navio da Marinha atraca no Rio de Janeiro com dois casos confirmados de coronavírus]

FOTO: Reprodução

O navio da Almirante Saboia, o G25, atracou nesta segunda-feira (23), no Complexo Naval da Ilha do Mocanguê, em Niterói, Rio de Janeiro, após dois casos do novo coronavírus serem confirmados. A tinha 250 pessoas a bordo. De acordo com a Marinha do Brasil, mais três pessoas foram testadas e dois dos exames deram negativo. Outros 36 tripulantes estão em isolamento domiciliar "em caráter preventivo" por terem apresentado sintomas.

O G25  saiu do Rio de Janeiro no último dia 10 em direção à Estação Naval do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, fazendo uma parada de quatro dias em Itajaí (SC). O navio chegou ao Rio Grande no dia 18 e iniciou a viagem de volta do Rio de Janeiro no dia seguinte. 

A Marinha ainda informou, em nota oficial, que está seguindo todos os protocolos estabelecidos pelos ministérios da Saúde e da Defesa. O Comando em Chefe da Esquadra, responsável pelo Complexo Naval da Ilha do Mocanguê, também estaria tomando as medidas necessárias à redução do fluxo de pessoas na ilha. 

Veja nota na íntegra:

"A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando em Chefe da Esquadra, esclarece que, além dos dois oficiais que testaram positivo para o COVID-19, três outros tripulantes do mesmo navio tiveram os testes realizados, sendo que dois indicaram NEGATIVO e se aguarda o resultado para o terceiro. Todos estão sendo mantidos em isolamento e monitorados, de acordo com os protocolos estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e da Defesa.

Além desses casos, em caráter preventivo, trinta e seis outros tripulantes estão cumprindo isolamento domiciliar por recomendação médica, por terem apresentado algum tipo de sintoma respiratório, ainda que leve. Cabe ressaltar que este número corresponde a cerca de 15% da tripulação do navio.

Quanto ao cumprimento do expediente a bordo, à semelhança do procedimento adotado para as demais unidades subordinadas ao Comando em Chefe da Esquadra, várias medidas vêm sendo adotadas para evitar a concentração de pessoal, como o licenciamento diário de parte da tripulação; flexibilização do horário de expediente; ampliação do horário de refeições, permitindo a divisão dos comensais em grupos menores; entre outras.

A Marinha do Brasil reafirma o compromisso e constante atenção em promover um ambiente de trabalho seguro ao seu pessoal, como condição essencial para a manutenção de sua plena capacidade operacional."

Coronavírus

De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta-feira (27), o Brasil tem 92 mortes e 3.417 casos confirmados.  No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 26 mil pessoas.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!