"Negacionismo” impacta na adesão da vacina contra a dengue, destaca ministra

Ministério da Saúde deve redistribuir doses para novos 154 municípios

[

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na última terça-feira (16), que o “negacionismo” influencia na baixa adesão à vacinação contra a dengue. A associação foi feita quando a ministra foi questionada por parlamentares sobre ações de combate à doença, durante audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). 

“Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando as suas crianças e seus jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar”, afirmou Nísia Trindade.

O questionamento dos senadores parte do grande estoque de vacinas contra a dengue prestes a vencer. De acordo com informações divulgados pelo O Globo, já são 145 mil imunizantes que vencem no final deste mês. O Ministério da Saúde distribuiu um lote com 668 mil unidades da proteção aos municípios. 

As cobranças dos senadores são pelo fato de haver um grande estoque de vacinas contra a dengue que estão prestes a vencer. O jornal O Globo divulgou que elas somam 145 mil que vão expirar até o fim deste mês. O Ministério da Saúde (MS) distribuiu um lote com 668 mil unidades da proteção aos municípios.

Segundo Trindade, a pasta vai redistribuir doses para novos 154 municípios, porém não foi informado quais. 

“Fizemos um elenco de municípios a partir de critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, numa pactuação com os estados e municípios. Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde. É uma decisão junto com os estados e municípios através dos seus conselhos nacionais”, pontuou a ministra.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[PF mira esquema de fraudes em licitações do SUS; grupo é suspeito de lavar R$ 1,7 bilhão]

Entre as irregularidades, estão a lavagem de capitais com utilização de empresas de fachada e laranjas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!