Neoenergia Coelba prepara reforço na operação da rede elétrica para eleições na Bahia
Distribuidora monitora mais de 4 mil pontos estratégicos e prevê reforço de equipes durante votação e apuração

Foto: Divulgação
A Neoenergia Coelba vai iniciar, no sábado (3), uma operação especial para reforçar o fornecimento de energia durante o primeiro turno das eleições, marcado para domingo (4). A mobilização seguirá até o fim das atividades de votação e apuração na Bahia.
A distribuidora informou que monitora mais de 4 mil pontos considerados estratégicos e realizou inspeções em mais de 50 mil quilômetros de rede elétrica. A atenção está concentrada nos circuitos que atendem locais de votação, unidades de apuração e outras instalações ligadas ao processo eleitoral.
Segundo a empresa, mais de 260 mil podas foram realizadas para evitar interferências da vegetação na rede. Também foram instalados ou substituídos mais de 700 religadores, equipamentos que permitem identificar falhas e, em alguns casos, restabelecer automaticamente o fornecimento.
Durante a operação, haverá reforço das equipes de campo, manutenção, atendimento e operação. A Neoenergia Coelba prevê ainda aumento de 25% no número de controladores responsáveis pelo acompanhamento do sistema elétrico em tempo real. A equipe poderá ser duplicada em caso de ocorrências de maior complexidade ou condições climáticas adversas.
Subestações e transformadores móveis também ficarão disponíveis para situações emergenciais. A empresa informou que fará monitoramento permanente das condições meteorológicas para definir eventuais mudanças na distribuição das equipes.
A Neoenergia Coelba manterá representantes no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), além de um canal exclusivo entre o tribunal e o centro de operações da distribuidora para priorizar ocorrências relacionadas aos locais de votação e apuração.
Caso haja segundo turno, a estrutura será novamente mobilizada para a votação prevista para 25 de outubro.


