Neoenergia Coelba remove 70 ligações clandestinas em Feira de Santana
Ação lançada pela distribuidora de energia foi responsável por recuperar energia suficiente para abastecer 6 mil residências por 15 dias

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba
Academias, frigoríficos, supermercados e lojas de automóveis situados no município baiano de Feira de Santana foram alvos de uma megaoperação de combate ao furto de energia da Neoenergia Coelba, distribuidora de energia elétrica do grupo Neoenergia que atende a maior parte do estado da Bahia, nas últimas semanas.
Conforme divulgado pela distribuidora, profissionais percorreram as principais vias da cidade e removeram cerca de 70 irregularidades em unidades comerciais. Ao todo, foram recuperados 314 mil quilowatts/hora, energia suficiente para abastecer 6 mil residências por 15 dias.
Segundo a Coelba, a ação tem o intuito de garantir a segurança da população e evitar sobrecargas no sistema elétrico devido às ligações clandestinas. Uma das principais irregularidades encontradas foi em uma loja de venda de automóveis de luxo na Av. Nóide Cerqueira, que estava com uma fraude por dentro da parede desde a sua inauguração.
Além da Avenida Nóide Cerqueira as irregularidades foram identificadas nos bairros Campo Limpo, Cidade Nova, Jardim Cruzeiro, Santa Monica, Parque Getúlio Vargas e Brasília.
No domingo (21), a Neoenergia Coelba realizou uma operação especial no Centro de Feira de Santana, na qual mobilizou equipes para remover cabos de telefonia e internet irregulares, fiscalizar as ligações de energia e realizar manutenções preventivas.
Ao todo, 500 quilos de fios de internet foram retirados dos postes, além de 4 ligações clandestinas de energia desativadas e equipamentos do sistema elétrico substituídos.
As ligações clandestinas de energia foram flagradas em barracas localizadas na região e representavam riscos de acidente para a população. Outros equipamentos que estavam instalados irregularmente nos postes, como caixas de som, também foram removidos pela empresa.
Os 500 quilos de cabos de telefonia e internet removidos pela distribuidora pertenciam às operadoras que atuam de maneira irregular na cidade, as chamadas "gatonet". Os profissionais da Neoenergia Coelba retiraram, ainda, duas caixas utilizadas por essas empresas que poderiam provocar incêndios.


